Quase exatamente 24 anos após seu lançamento, ‘Music Sounds Better With You’ de Stardust está recebendo o tratamento de relançamento. Bruce Tantum explora o legado de uma das músicas mais instantaneamente reconhecíveis da história da house music
Não era para ser um hit. Nem estava previsto para ser lançado. Mas quando Alain Quême, um jovem produtor de Paris que trabalha sob o nome de Alan Braxe, precisou juntar rapidamente algumas músicas para um show ao vivo no venerável Rex Club, ele inadvertidamente mudou a face da história dos clubes. As sessões que antecederam o show resultaram em uma das músicas mais instantaneamente reconhecíveis na história da house music - 'Music Sounds Better With You' de Stardust. Lançada em 20 de julho de 1998, a música se tornou uma das faixas de dança mais vendidas do ano , com uma influência que se estende até hoje. Quase exatamente 21 anos depois, a música está recebendo o tratamento de relançamento, com uma versão remasterizada em vinil (um lado com letras gravadas no flip, assim como o original) chegando às lojas em 28 de junho; também estará disponível em serviços de streaming pela primeira vez.
'Music Sounds Better with You' surgiu quase por acidente quando, em preparação para o set do Rex Club, Braxe pediu a ajuda de um casal de amigos, Thomas Bangalter do Daft Punk e o vocalista Benjamin "Diamond" Cohen. (Daft Punk não era exatamente a força conquistadora do mundo que é hoje - 'Homework' foi lançado em 1997, mas 'Discovery' ainda estava a anos de distância.) Juntos, o trio se estabeleceu no estúdio caseiro de Bangalter, Daft House, e começou a mexer. No processo de montagem da música, a equipe começou a perceber que uma de suas misturas tinha aquele algo inefável, a essência mágica que transforma uma mera faixa em uma conquista muito maior.
Como muitas das amadas faixas de dança da história, ‘Music Sounds Better with You’ é tão simples e direta quanto uma música pode ser. Mas, caso alguém precise de um lembrete, o núcleo da faixa é composto por um loop de riffs de guitarra de batida rápida, ancorado por uma linha de baixo de quatro compassos direta, mas viciante. (A guitarra foi sampleada dos primeiros segundos de 'Fate' de Chaka Khan, do LP 'What Cha' Gonna Do for Me” de 1981.) Os vocais de Diamond, cantados em um tom meio suplicante, meio extático, logo se juntam : “Ooh baby, eu sinto que a música soa melhor com você / O amor pode nos unir novamente / Eu me sinto tão bem.” Coloque um pouco de filtragem na mixagem e pronto - não há acúmulo e nem quebra, exceto por uma curta passagem quando a guitarra é filtrada quase até um brilho espectral. Não faz muita coisa, na verdade, nem precisa. Ela existe em um estado de perfeição que dá prazer.
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